Portal Municipal de Machico

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No âmbito das suas políticas de apoio social, a Câmara Municipal de Machico informa que estão abertas, a partir do dia 2 de maio até ao dia 20 do mesmo mês, as inscrições para requerer os cartões de bens alimentares/Ticket Restaurant.

O Ticket Restaurant, é um cartão que permite ao portador do mesmo o acesso à bens alimentares de maneira discreta, nos vários espaços comerciais.

Para mais informações os interessados deverão entrar em contacto com o Gabinete Social da Câmara Municipal de Machico, que fica situado na Casa da Música ou através dos seguintes contactos:

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • ou ainda ligar para a linha de apoio 910831413

Poderá formalizar a sua candidatura preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultar Requerimento
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As Autarquias Locais são o órgão que devido à sua proximidade com a população, mais facilmente podem criar condições para uma efetiva participação dos cidadãos.

Os problema e desafios que hoje se colocam à juventude são cada vez mais complexos e diversificados. As questões ligadas ao emprego, educação, saúde, habitação, ocupação de tempos livres, ambiente e outras questões ligada à esta faixa etária exigem cada vez mais uma profunda análise e reflexão, mas também criatividade e inovação para encontrar as melhores soluções.

Neste sentido, e dos termos do Decreto Legislativo regional n.o 20/2010/M, de 20 de agosto, a Assembleia Municipal aprova a criação o Conselho Municipal de Juventude de Machico.

Consultar Regulamento
Consultar 1ª Ata

Farol de São Roque - Ponta do Cais Novo, aproximadamente 2.400 metros (ida e volta)

Com início no Farol de São Roque, junto Ao Farol, o percurso visa a ida e volta até ao final do Cais Novo. Pelo caminho, os transeuntes irão passar junto ao Lettering de Machico, colocado na baía em maio de 2019, de onde também é possível a observação do Forte de Nossa Senhora do Amparo.

Tendo como pano de fundo o mar, ao percorrer este trajeto passará ainda pelo monumento “Machico à Proa”, situado em frente à Praia da Banda d’Além. O ponto de ligação do percurso é a Ponta do Cais Novo, onde ao longo do ano se encontram diversas embarcações piscatórias. Os 2.400 metros são alcançados quando o atleta regressa ao ponto de partido, o Farol de são Roque.

percurso-1-farol-de-sao-roque

ALGUNS CONSELHOS E CUIDADOS A NÃO ESQUECER

POSTURA DURANTE A ATIVIDADE:

  • Manter uma postura ereta e elegante;
  • Ombros e pescoço relaxados;
  • Queixo para cima e olhe em frente;
  • Contrabalance os movimentos dos braços com os movimentos das pernas;
  • Mantenha os cotovelos flectidos num ângulo de 90º;
  • Ao dar o passo é o calcanhar que contata primeiro com o solo, seguido do desenrolar de todo o pé, até aos dedos.

ANTES DE INICIAR O SEU TREINO:

  • Se não pratica atividade física regular, consulte primeiro o seu médico;
  • Verifique se está acompanhado de calçado e vestuário indicado para a prática da atividade física;
  • Não transporte peso excessivo (ex: malas, mochilas etc.);
  • Caso tome medicação, leve-a sempre consigo;
  • Caso vá treinar sozinho, informe os seus familiares ou amigos de onde vai estar;
  • Hidrate-se bem. Beba água antes, durante e no final da atividade;
  • Inicie sempre o seu treino com o aquecimento pois este permite a adaptação do seu corpo ao esforço que vai sofrer e evita lesões.

DURANTE O SEU TREINO:

  • Zele pela sua saúde e bem-estar. Adapte o seu treino à sua condição física;
  • Hidrate-se bem;
  • Esteja atento a sinais de alarme do seu corpo.

SE TIVER ALGUM DESTES SINTOMAS, PARE DE IMEDIATO E EXERCÍCIO:

  • Náuseas, ou indisposição;
  • Dores fortes no peito;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor intensa em alguma parte do corpo.

Caso se mantenham os sintomas, deve de pedir ajuda ou ligar de imediato o número de socorro: 112.

AO TERMINAR O SEU TREINO:

  • Realize o retorno à calma, diminuindo a intensidade de forma progressiva;
  • Termine o seu treino com exercícios de alongamento;
  • Ao fazer os exercícios de alongamento, mantenha a posição 15 a 20 segundos;
  • Hidrate-se bem;
  • Descanse e alimente-se adequadamente.

Ver percurso 2: São João Batista

Largo do Cais Novo - Farol de São Roque, aproximadamente 2mil metros (ida e volta)

Com início no Largo do Cais Novo, o trajeto tem como objetivo a ida e volta até ao Farol de São Roque. Pelo percurso, os transeuntes irão passar junto ao monumento “Machico à Proa”, situado em frente à Praia da Banda d’Além e, posteriormente, avistarão o Forte de Nossa Senhora do Amparo, junto à Praça do Fórum Machico.

No caminho encontrarão ainda o Lettering de Machico, colocado na baía em maio de 2019. O ponto de ligação do percurso é o Farol de São Roque, que se encontra junto à Capela. O trajeto completa os 2 mil metros assim que o atleta regressar ao ponto de partida, o Largo do Cais Novo.

percurso-2-sao-joao-batista

ALGUNS CONSELHOS E CUIDADOS A NÃO ESQUECER

POSTURA DURANTE A ATIVIDADE:

  • Manter uma postura ereta e elegante;
  • Ombros e pescoço relaxados;
  • Queixo para cima e olhe em frente;
  • Contrabalance os movimentos dos braços com os movimentos das pernas;
  • Mantenha os cotovelos flectidos num ângulo de 90º;
  • Ao dar o passo é o calcanhar que contata primeiro com o solo, seguido do desenrolar de todo o pé, até aos dedos.

ANTES DE INICIAR O SEU TREINO:

  • Se não pratica atividade física regular, consulte primeiro o seu médico;
  • Verifique se está acompanhado de calçado e vestuário indicado para a prática da atividade física;
  • Não transporte peso excessivo (ex: malas, mochilas etc.);
  • Caso tome medicação, leve-a sempre consigo;
  • Caso vá treinar sozinho, informe os seus familiares ou amigos de onde vai estar;
  • Hidrate-se bem. Beba água antes, durante e no final da atividade;
  • Inicie sempre o seu treino com o aquecimento pois este permite a adaptação do seu corpo ao esforço que vai sofrer e evita lesões.

DURANTE O SEU TREINO:

  • Zele pela sua saúde e bem-estar. Adapte o seu treino à sua condição física;
  • Hidrate-se bem;
  • Esteja atento a sinais de alarme do seu corpo.

SE TIVER ALGUM DESTES SINTOMAS, PARE DE IMEDIATO E EXERCÍCIO:

  • Náuseas, ou indisposição;
  • Dores fortes no peito;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor intensa em alguma parte do corpo.

Caso se mantenham os sintomas, deve de pedir ajuda ou ligar de imediato o número de socorro: 112.

AO TERMINAR O SEU TREINO:

  • Realize o retorno à calma, diminuindo a intensidade de forma progressiva;
  • Termine o seu treino com exercícios de alongamento;
  • Ao fazer os exercícios de alongamento, mantenha a posição 15 a 20 segundos;
  • Hidrate-se bem;
  • Descanse e alimente-se adequadamente.

Ver percurso 1: Farol de São Roque

Baía de Machico com percurso de treino competitivo

Nos dias que correm, o exercício físico assume cada vez mais um papel relevante nas funções cognitivas e na regulação das emoções.

Nos tempos difíceis que atravessamos, devido à pandemia Covid-19, a prática do exercício físico coletivo é totalmente desaconselhada, devendo sempre ser realizado individualmente.

Quer em casa, quer ao ar livre (o chamado “green exercise”), ou nos ginásios e health clubs que já adotaram as medidas de segurança necessárias exigidas pelas autoridades de saúde, é determinante que a população reinicie a prática de exercício físico nas suas rotinas diárias, quer por motivos de saúde, ou até mesmo por questões emocionais.

De modo a incentivar a população a voltar a praticar exercício, a Câmara Municipal de Machico, através do Gabinete de Desporto, planificou dois percursos de treino ao longo da Baía de Machico que já se encontram devidamente sinalizados e disponíveis a toda a população.

Esta criação visa dotar toda a população que livremente percorre a promenade de mais e melhor informação para se exercitar de forma livre, mas sempre com o sentido de responsabilidade para com a sua saúde.

Nos painéis colocados no início de cada percurso, podemos encontrar várias informações e recomendações pertinentes para iniciar a prática do seu exercício físico, bem como os contactos para situações de emergência e algumas alusões ao que pode encontrar e visualizar ao longo do percurso e ainda, através de um QR Code, é possível aceder à aplicação “Strava”, uma plataforma desportiva digital internacional.

Com um dispositivo móvel, como por exemplo o telemóvel, poderá ler o QR Code que o irá direcionar para o percurso na plataforma e em seguida clicar na estrela para seguir. Com esta ferramenta, as pessoas que diariamente usufruem da promenade de Machico para a prática do exercício fisco podem assim assumir desafios, que ficam sempre registados na aplicação e se tornam competitivos na medida em que o objetivo é superar os tempos alcançados. É criado também uma tabela que estabelece um ranking dos melhores tempos.

Descrição do Projeto

Foram criados, e posteriormente colocados, dois placares no início de cada percurso, bem como sinalética de início e fim de prova. No ponto oposto foi igualmente colocado uma sinalética de retorno.

Cada placar é composto por várias informações, desde a distância, tempo aproximado de execução, procedimentos a adotar no início e fim da realização do exercício, entre outras.

Ao longo do percurso, de 100 em 100 metros foram ainda colocadas pequenas tabelas de indicação da distância para que os caminhantes possam estar a par das distâncias que já cumpriram.

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Percurso 1: Farol de São Roque

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Percurso 2: São João Batista

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