grupo-de-teatro-de-machico

Responsável: Amaro Santos

O Grupo de Teatro de Machico (GTM) tem a sua génese (2001) na Banda Municipal de Machico, altura em que foi criado no seu seio e era dinamizado pela Professora Glória Santos. À época não existia atividade teatral em todo o Concelho de Machico. Entretanto a nova direção da Banda rejeita o projeto e em 1 de Outubro de 2004 cria os seus próprios estatutos assumindo-se como grupo independente.

O GTM começou por trabalhar com jovens entre os 11 e 14 anos e no ano 2005 dá início ao Encontro de Teatro de Machico no Fórum Machico, onde ao longo dos anos desfilaram os mais diversos grupos madeirenses.

Em 2007 introduz a secção de adultos. O grupo vai ganhando solidez e em 2014 os Encontros de Teatro dão lugar ao Festival deTeatro de Machico. Nesse mesmo ano o grupo sai pela primeira vez da Ilha para participar no Festival de Teatro Amador Ajidanha, de Idanha-a-Nova.

Em 2015, além de grupos madeirenses, integram o Festival os grupos de Idanha-a-Nova e de La Burla Teatro, de Cárceres – Espanha, dando inicio à internacionalização do Festival. De referir que o GTM foi o primeiro grupo madeirense a pisar o palco do Fórum Machico (10 Julho) uma semana após a sua inauguração que decorreu em 3 de Julho de 2005.

O GTM já apresentou trabalhos no Encontro de Teatro ETC&TAL, nos Jardins de Stª Luzia no Funchal, no Encontro de Teatro de Santana, no Centro Cívico do Caniçal, Centro Cívico do Porto da Cruz, no Cine -Teatro de S. António, no Centro Cultural John dos Passos, no Centro Cultural de Câmara de Lobos, do Estreito de Câmara de Lobos, no Salão paroquial de Santa Cruz, no Centro de Congressos do Porto Santo, no Teatro Municipal Baltazar Dias, em Idanha-a-Nova, entre outros.

Fonte: Facebook do Grupo de Teatro de Machico

Facebook: consultar