O porto comercial do Caniçal é o principal responsável pela entrada de grande parte da mercadoria alimentar, material industrial e de necessidades gerais da Ilha da Madeira.

Situado na zona contígua à Zona Franca da Madeira, é igualmente um ponto de apoio aos armadores, muitos deles naturais da própria freguesia do Caniçal.

O Porto comercial do Caniçal recebe navios comerciais de carga geral, de contentores, de cimento e asfalto, combustíveis líquidos e gás, cereais e de embarcações de pesca.

O Porto comercial do Caniçal é gerido pela APRAM - Portos da Madeira e dispõe de 4 cais de apoio ao descarregamento dos diversos materiais.

Porto de Recreio e Marinas

Porto de Recreio de Machico

porto-comercial-e-marinas

Na baía da cidade de Machico, localizada na costa leste da Madeira, foi construído um pequeno Porto de abrigo com capacidade para 80 embarcações de pequena e média dimensões com limite de doze toneladas.

Este encontra-se situado entre dois Sítios de Importância Comunitária, nomeadamente, SIC Pico do Facho e o SIC Machico -Queimada. Existe ainda o mais recente Sítio de Importância Comunitária da Madeira que abrange todas as águas marinhas costeiras em redor das ilhas do arquipélago, o SIC Cetáceos.

• Lat. 32.71831700
  • Long. -16.75964100

O posto de acostagem poderá ser requerido à Câmara Municipal de Machico através do preenchimento de requerimento próprio, para o efeito sendo necessária a prévia autorização municipal. Abaixo pode ainda consultar o Regulamento e o Código de Conduta.

Junto ao Porto encontra-se uma agradável promenade na qual se encontram diversas infraestruturas de entretenimento e lazer. É ainda possível aceder aos diversos serviços tais como:

• Fornecimento de água e energia em ambos os pontões;
  • Contentores de deposição indiferenciada e seletiva, incluindo um oleão, pilheira e baterias;
  • Sanitários e balneários;
  • Bar e restaurante;
  • Loja de roupa.

Foi realizado no ano 2022, pela primeira vez, a candidatura do Porto de Recreio de Machico à Bandeira Azul, gerido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, possibilitando o ganho da marca com o Galardão Bandeira Azul.

Em 2023, foi possível manter a marca, sendo galardoado pelo segundo ano consecutivo com o Galardão da Bandeira Azul.

O programa Bandeira Azul é um programa internacional e é gerido nacionalmente pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa.

Para mais informações sobre o Programa Bandeira Azul pode consultar o site do programa clicando AQUI ou poderá consultar as informações presentes no site Machico Ambiente, clicando AQUI.

Código de conduta

Consegue consultar os serviços do Porto de Recreio de Machico no mapa abaixo:

mapa_PortoRecreio23

Pode também entrar em contacto via telefone para o 291969990 ou via email para o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.