Portal Municipal de Machico

ir para conteudo

O Portal da Câmara Municipal é uma plataforma inclusiva que tem em atenção os aspetos primordiais da navegabilidade e acessibilidade por parte dos utilizadores, garantindo os princípios básicos e atuais, na ligação ágil e segura entre a Câmara Municipal de Machico e os cidadãos.

O Machico Digital vai ao encontro da modernização administrativa que a Câmara Municipal de Machico pretende introduzir, privilegiando o acesso objetivo à informação municipal por parte dos cidadãos, empresas e visitantes, e estabelecendo uma moderna e efetiva ligação nos pressupostos de governação local para a qual está dotada.

Chegar até às pessoas através dos diversos dispositivos e canais de comunicação e potenciar os serviços e a interação dos serviços municipais através dos mesmos, é o desígnio presente e futuro do universo digital da Câmara Municipal de Machico.

Neste sentido, considera-se o seguinte relativamente aos princípios associados às acessibilidades e navegabilidade do Portal:

Cumprimento do Decreto-Lei 83/2018 - Acessibilidades

O Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro define os requisitos das acessibilidade nos sítios web dos organismos públicos, enquadrando acerca da obrigatoriedade e cumprimento dos mesmos relativamente à assunção dos pressupostos técnicos das acessibilidade nos websites institucionais.

DL n.º 83/2018

Em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, o Portal da Câmara Municipal de Machico cumpre com as linhas essenciais e com os critérios de acessibilidade de nível A da versão WCAG 2.0.

Fazer teste

A consideração dos critérios pressupõe que são assumidos os mais diversos aspetos de acessibilidades das plataformas por parte dos assuntos tratados ao nível digital. Neste sentido, ressalvamos que poderão existir aspetos que não garantem a totalidade pretendida, sendo certo que serão efetuados todos os esforços para salvaguardar minuciosamente os devidos pressupostos, num esforço conjunto e partilhado de fazer aumentar a acessibilidade do Portal Municipal, em conformidade com a Resolução de Conselho de Ministros N.º 97/99 sobre acessibilidade dos sítios da administração pública na Internet pelos cidadãos com necessidades especiais.

Os serviços de programação e monitorização digital da Câmara Municipal acompanham e monitorizam diariamente o Portal Municipal de Machico permitindo que os níveis de cumprimento do DL n.º83/2018 sejam os melhores possíveis, mitigando as potenciais anomalias e impedimentos de navegabilidade do Portal Municipal.

wcagAA

Conformidade com browsers

O Portal Institucional de Machico está a ser reformulado na sua estratégia de comunicação e customizado e preparado para assumir as interface digitais junto dos principais motores de busca designadamente: Chrome, Safari, IE e Firefox.

Qualquer anomalia verificada na navegabilidade das plataformas relativamente a qualquer um dos browsers mencionados, agradecemos que sejam reportadas as situações na área Machico Envolve, clicando AQUI para aceder ao formulário previsto para o efeito.

Indexação nos motores de busca

O Portal institucional de Machico encontra-se indexado aos motores de busca da Google, Sapo, Bing, Yahoo e ASK.

Tempo de carregamento da página principal

As plataformas digitais do Portal Municipal de Machico apresentam diferentes contextos em função das temáticas desenvolvidas, contando com assuntos e dinâmicas que levam a performances de carregamento distintas.

Não obstante a diferenciação dos assuntos de cada página, o pressuposto assenta nas seguintes regras de normalização e customização:

  • Otimização das imagens em função da sua área de ocupação;
  • Compactação e compressão das imagens;
  • Eliminação de redundância de imagens;
  • Diferenciação e temporização do carregamento dos ficheiros;
  • Compactação "minify" dos ficheiros;
  • Agrupamento de files;
  • Temporização da cache dos "browsers".

Responsive - Acesso a partir de canais móveis

O Machico Digital está preparado para 10 tipologias de ecrãs permitindo um acesso amplo aos dispositivos mobile de cada um dos browsers acima mencionados.

Os novos módulos de informação institucional são normalizados e customizados pela equipa de programação ao serviço da Câmara Municipal de Machico de modo a garantir que todos os conteúdos publicados no Portal Municipal possam ser devidamente elegíveis e compreendidos por toda a população.

Mapa do Site

O mapa do site encontra-se evidenciado na página principal bem como em todas as páginas internas, estando o mesmo igualmente indexado aos principais motores de busca acima definidos.

Poderá aceder ao mapa do site e consequentemente visualizar todos os artigos editados, clicando no link mapa do site, evidenciado no menu inferior de todas as páginas no presente Portal Municipal da Câmara Municipal de Machico.

Qualidade de motor de busca interno

O presente Portal da Câmara Municipal de Machico dispõe de um motor de busca que permite uma ampla consulta dos documentos pretendidos, independentemente dos módulos, artigos ou assuntos editados.

O motor de busca da gestão documental, prevê igualmente a consideração de uma pesquisa avançada dos documentos, potenciando a navegabilidade e a objetividade da informação procurada.

"Links" internos e "links úteis"

A plataforma apresenta uma ampla rede de links entre os diversos assuntos internos e externos, estando os mesmos a efetuar o reencaminhamento de cada um dos assuntos para uma nova página, mantendo sempre o histórico da pesquisa anterior igualmente evidenciada.

Existe um conjunto de links úteis de governação local associados a cada uma das plataformas, bem como "links" para acessos a projetos e ações que merecem menção por parte da Autarquia.

Não está prevista a consideração de "links" inativos ou potencialmente indicadores de novas páginas sem que os mesmos tenham esse sentido objetivo, presente e/ou futuro.

Modernidade do Portal

O Portal Municipal de Machico garante a utilização de software adequado às necessidades do utilizador estando prevista a atualização permanente dos sistemas, em função dos upgrades dos módulos utilizados.

O envolvimento gráfico dos assuntos tem como objetivo máximo proporcionar ao utilizador, clareza e objetividade de cada um dos assuntos de forma a não criar dúvidas e confusões entre assuntos, aquando da navegabilidade das áreas de atuação.

As plataformas estão preparadas para receber qualquer tipo de sistema audiovisual e multimédia.