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Largo do Cais Novo - Farol de São Roque, aproximadamente 2mil metros (ida e volta)

Com início no Largo do Cais Novo, o trajeto tem como objetivo a ida e volta até ao Farol de São Roque. Pelo percurso, os transeuntes irão passar junto ao monumento “Machico à Proa”, situado em frente à Praia da Banda d’Além e, posteriormente, avistarão o Forte de Nossa Senhora do Amparo, junto à Praça do Fórum Machico.

No caminho encontrarão ainda o Lettering de Machico, colocado na baía em maio de 2019. O ponto de ligação do percurso é o Farol de São Roque, que se encontra junto à Capela. O trajeto completa os 2 mil metros assim que o atleta regressar ao ponto de partida, o Largo do Cais Novo.

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ALGUNS CONSELHOS E CUIDADOS A NÃO ESQUECER

POSTURA DURANTE A ATIVIDADE:

  • Manter uma postura ereta e elegante;
  • Ombros e pescoço relaxados;
  • Queixo para cima e olhe em frente;
  • Contrabalance os movimentos dos braços com os movimentos das pernas;
  • Mantenha os cotovelos flectidos num ângulo de 90º;
  • Ao dar o passo é o calcanhar que contata primeiro com o solo, seguido do desenrolar de todo o pé, até aos dedos.

ANTES DE INICIAR O SEU TREINO:

  • Se não pratica atividade física regular, consulte primeiro o seu médico;
  • Verifique se está acompanhado de calçado e vestuário indicado para a prática da atividade física;
  • Não transporte peso excessivo (ex: malas, mochilas etc.);
  • Caso tome medicação, leve-a sempre consigo;
  • Caso vá treinar sozinho, informe os seus familiares ou amigos de onde vai estar;
  • Hidrate-se bem. Beba água antes, durante e no final da atividade;
  • Inicie sempre o seu treino com o aquecimento pois este permite a adaptação do seu corpo ao esforço que vai sofrer e evita lesões.

DURANTE O SEU TREINO:

  • Zele pela sua saúde e bem-estar. Adapte o seu treino à sua condição física;
  • Hidrate-se bem;
  • Esteja atento a sinais de alarme do seu corpo.

SE TIVER ALGUM DESTES SINTOMAS, PARE DE IMEDIATO E EXERCÍCIO:

  • Náuseas, ou indisposição;
  • Dores fortes no peito;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor intensa em alguma parte do corpo.

Caso se mantenham os sintomas, deve de pedir ajuda ou ligar de imediato o número de socorro: 112.

AO TERMINAR O SEU TREINO:

  • Realize o retorno à calma, diminuindo a intensidade de forma progressiva;
  • Termine o seu treino com exercícios de alongamento;
  • Ao fazer os exercícios de alongamento, mantenha a posição 15 a 20 segundos;
  • Hidrate-se bem;
  • Descanse e alimente-se adequadamente.

Ver percurso 1: Farol de São Roque