No auditório do Fórum Machico, no passado dia 22 de março, perto de uma centena de pessoas participaram na segunda edição da Conferência Ecos Machico, promovida pelas entidades promotoras, Câmara Municipal de Machico e Associação Insular de Geografia.

A sessão de abertura esteve a cargo de Ricardo Franco, Presidente da Câmara Municipal de Machico, que reforçou o desejo de criar um geoparque na zona da Ponta de São Lourenço, como forma de disciplinar as visitas àquele espaço. De seguida a palavra foi dada a Marco Teles, Presidente da Associação Insular de Geografia e por último a Rafaela Fernandes, Secretária Regional da Agricultura e Ambiente.

A primeira intervenção esteve a cargo de Diamantino Pereira, professor da Universidade do Minho, que destacou o tema “Geoparques: o foco no património geológico como instrumento de desenvolvimento local”.

O segundo momento da conferência teve início com Dorita Mendonça, Diretora Regional do Turismo, que se debruçou sobre o 'Futuro do Turismo na RAM'. Seguiu-se a apresentação de Miguel Pessoa, da Floema, que explicou brevemente, os sistemas de monitorização que a sua empresa desenvolve, e por fim, João Martinho, da Associação Insular de Geografia, que mostrou os primeiros resultados do sistema de monitorização Ecos Machico.

Por último, de modo a incentivar e divulgar o trabalho técnico-científico realizado em Machico, nesta edição da conferência foi dada a oportunidade da partilha de projetos e estudos que contribuem para um conhecimento aprofundado do território machiquense. A mestranda Luena Marques falou da sua dissertação de mestrado, 'Entre insectos e turistas: a coexistência delicada na Ponta de São Lourenço', e o professor Duarte Nunes e os seus alunos, da Escola Básica e Secundária de Machico, partilharam o trabalho 'Green Streets for Machico – Por uma cidade mais verde e ciclável'"

A sessão de encerramento esteve a cargo de Alexandre Marques, Vereador da Câmara Municipal de Machico que denotou a importância do projeto Ecos Machico para a promoção do território de Machico e saudou as apresentações que contribuíram de forma positiva para a discussão da monitorização e da gestão de visitantes como instrumento essencial na sustentabilidade da região.

Continue a acompanhar-nos nas plataformas digitais para descobrir o que temos planeado para o futuro.

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui