The Interface Projects
Governação Digital em Portugal
Ferramentas de acessibilidade
O concelho de Machico dispõe de um conjunto de associações que desenvolvem um trabalho meritório em cada uma das suas áreas de atuação.
Conheça um pouco melhor cada uma delas.
Denominada primeiramente Filarmónica de D. Carlos I (título autorizado em Outubro de 1898), a Banda Municipal de Machico foi fundada a 1 de Novembro de 1896. Apresentou-se pela 1ª vez em público no aniversário natalício do rei D. Carlos I no ano de 1897 na antiga vila de Machico.
A Banda Municipal tem, atualmente, no ativo 51 Músicos e vários géneros musicais e artísticos, tais como: Tuna de Tocares e Cantares; Trupe de Carnaval, e Marchas dos Santos Populares, envolvendo, aproximadamente, cerca 245 pessoas nas suas actividades.
O Grupo de Folclore de Machico fez a sua primeira apresentação a 5 de Outubro de 1982, com o objectivo de reanimar a cultura popular do seu concelho e da região e dá-la a conhecer tanto na ilha como fora dela.
A indumentária do grupo data aproximadamente a meados do século XIX e inícios do século XX e é um estudo baseado em livros, jornais, recolhas orais, gravuras e fotografias. Distinguindo-se essencialmente três tipos de trajos: o de cote, o domingueiro e o de trabalho.
Canções dolentes e alegres corporizam o seu reportório. As canções da Ceifa, de Embalar, do Senhor dos Milagres, da Galinha Pintada, do Lencinho, são prova dessa dupla característica.
Os Instrumentos Musicais utilizados são a Harmónica, viola de arame, rajão, braguinha, bombo, reque-reque, ferrinhos e brinquinho.
Nos seus anos de existência este grupo já conta com um rico palmarés em actuações das quais se destacam: festivais regionais de folclore, programas televisivos, festas populares, festas do Turismo da Madeira, digressões pelo norte e centro do país, vários festivais nacionais e internacionais de Folclore, intercâmbios com grupos do continente português e dos Açores e digressões a Canárias, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Itália.
Lançou em 2007 para comemorar os 25 anos um CD-áudio intitulado “Bailinho de Machico” e o livro “Grupo de Folclore de Machico, Retrospectiva dos 25 anos (1982-2007)”.
De outras actividades levadas a cabo pelo grupo, destacam-se a criação de um Centro Infantil de Música e Artes Plásticas, organização de Exposições Etnográficas, Cursos de instrumentos musicais tradicionais, reanimação de algumas tradições da quadra natalícia e organização do Encontro de Folclore de Machico.
Fonte: Site Oficial do Grupo de Folclore de Machico
Website: consultar
A Associação Grupo Coral de Machico teve o seu início a catorze de abril de 1994, na época e até 2013, na dependência das cinco casas do povo do concelho de Machico. A 17 de dezembro de 2013 constituiu-se na atual Associação Grupo Coral de Machico (AGCM).
Desde 2007, a AGCM, para além do Grupo Coral de Machico (GCM), tem um novo grupo, o Coro Infantojuvenil de Machico (CIJM), que realiza atuações individuais e conjuntas com o coro adulto.
O Grupo Coral tem atuado, ao longo da sua existência, por toda a ilha da Madeira e Porto Santo, em concertos, festivais de coros e celebrações, assim como no Concelho de Machico em festividades civis e religiosas para as quais é convidado. Já realizou intercâmbios com grupos de Portugal Continental e dos Açores.
Desde a sua fundação, o Grupo Coral de Machico organiza, um festival de coros – Concerto de Natal e Ano Novo em Machico.
Atualmente, integram o Grupo Coral cerca de trinta e cinco adultos e o Coro Infantojuvenil cerca de dezoito crianças e jovens.
O Grupo Coral de Machico já teve como maestros, José Carlos Bago d’Uva e Agostinho Bettencourt. Atualmente, tem como diretores artísticos Nélio Martins e Manuel Moura. O Coro Infantojuvenil teve como maestrina Vânia Silva e, desde 2009, tem como diretor artístico Nélio Martins.
Facebook: consultar
Esta Associação tem como objetivo proporcionar à população a partilha de experiências ao nível da recolha, preservação e divulgação do cancioneiro e romanceiro da freguesia do Porto da Cruz e incentivar a aprendizagem de instrumentos musicais a crianças e jovens como ocupação sã de tempos livres: braguinha, rajão, viola de arame, bandolim, viola e acordeão e como consequência, criar momentos de lazer para os seua alunos, professores, associados e para toda a freguesia.
O Grupo dos Borracheiros, o Grupo Coral, o Coro Infantil, o Grupo de Animação e a Orquestra de Bandolins, são exemplos mais que evidentes de toda a dinâmica que esta associação vem apresentando ao longo dos tempos.
Recentemente, a criação do grupo “O Machetinho”, com predominância para os instrumentos tradicionais madeirenses, a criação de um grupo de Teatro e outro de Dança, constituiu um marco significativo para a valorização do projeto desta associação.
Facebook: consultar
A Câmara Municipal de Machico é o Órgão Executivo do Município e tem por missão definir e executar políticas em prol do desenvolvimento do Concelho.
Seja bem-vindo ao portal municipal de Machico
Governação local
Telefones/Fax
(+351) 291 969 990
(+351) 291 965 515
Funcionamento
09:00h às 17:00h
Dia do Concelho
8 de Maio